29 de set de 2010

Sewing!!! Costurando as próprias roupas

Você sonha com um modelo de roupa que não encontra em lugar algum, ou está muito caro? Simples, é só voce fazer. Calma. Não é tããão simples assim, voce precisará um pouco de prática e dedicação. Pode começar fazendo customizações por exemplo. Estou montando um blog sobre costura, porque é um tema que eu me interesso muito. E neste blog, eu vou falar tudo sobre costura, desde o processo de criaçao da peça até o seu acabamento. Mas quando lançar este blog, eu vou avisar. Neste post, vou ensinar como começar esse sonho de ter roupas originais que só voce terá! Siga esses passos e se voce se dedicar, vai costurar suas próprias roupas!


1. ORGANIZE SEU ESPAÇO
Tenha um espaço só para criação, um lugar onde voce poderá soltar a sua imaginação e se sentir a vontade. De preferencia que seja em sua própria casa. Pode reservar um canto do seu quarto, sótão, dispensa, enfim, em qualquer lugar que esteja sobrando um espacinho. Não precisa ser tão grande, olhe na foto para voce se inspirar e ver que nesse pequeno espaço, já dá pra fazer milagres.
2. MATERIAIS!
Claro que para criar e costurar, você precisará de alguns materiais básicos como por exemplo: Folha A4, lápis 6b, máquina de costura, linha, tesoura, tecido, alfinetes, papel craft... Essas coisas normalmente se tem em casa, com excessão da máquina de costura, há lojas especializadas nisso, ou você pode ir em loja de moveis usados para conseguir um preço legal.


3. APRENDA A COSTURAR
 Esse talvez seja uma etapa meio complicada. O ideal é entrar para uma aula de costura, mas, se você aprender a costurar sozinha, que é o meu caso, já digo que vai 'estragar' muito tecido. Por isso, compre muito tecido do mais barato que tem, só para aprender a costurar em geral. Te garanto que se você aprender sozinha, vai forçar mais a sua cabeça pra resolver o quebra-cabeça, logo aprende mais e fica mais fácil pra aprender outras coisas. No blog, que eu falei acima que estou criando, vou ensinar a costurar e vou deixar disponível um email caso tenha alguma dúvida. (Obs: Olhe os links no final deste post, que vao ajudar você a costurar.)

4. CRIE A ROUPA
Se é você mesma quem vai costurar, quando você for criar, o desenho não precisa sair perfeito. Desde que você entenda, já está bom. Nesta etapa, é muito importante você já escolher tecidos, cores, aviamentos...
Entre no www.weheartit.com e se inspire com as fotos que tem lá para você desenhar.

5. FAZENDO O MOLDE
Pegue o papel craft para fazer o molde. Mas, como fazer um molde? Para isso, você vai precisar tirar suas medidas (nos links abaixo), e pensar na peça 'aberta', como ela fica se fosse tirado todas as suas costuras. Assim que chegar a uma conclusão, é só passar para o papel com as suas medidas. 'Prove' o molde, e veja se vai ficar bom, do jeito que você quer, se está grande ou pequeno demais... A cada lugar onde fica a costura, por exemplo a manga, faça um molde separado. E lembre-se de fazer a frente e costas. Você pode pegar alguma peça sua e observá-la onde tem costuras e como é feita.

6. COSTURANDO
A hora de costurar é o vale-tudo. Aconselho que se você ainda nunca usou o molde que você criou de certa peça, costure primeiro em um tecido barato. Prove e veja se está como você quer. Mas atenção: O caimento varia conforme o tecido. Lembre-se de fazer barras e acabamentos em todos os cantos para o tecido não desfiar. No final do post, tem uns links sobre costura pra você poder aprender melhor.
DICA: Antes de começar a costurar, lave o tecido e seque com a secadora para que, depois de costurada, a roupa não tenha o problema de 'encolher'

7. AJUSTES
Depois de costurado, faça uma fiscalização pela peça inteira, para ter certeza de que está usável. Se precisar de algum ajuste, faça.

E é isso aí. Como disse anteriormente, costurar as próprias roupas exige muita dedicação. Mas imagine você ter uma roupa do jeito que você quiser, e melhor ainda: Só você terá essa roupa. Além disso, você pode começar a receber encomendas de outras pessoas. Já pensou?

Links úteis:
Sobre desenho:
http://www.dragoart.com/fashion-c375-1.htm
http://www.fashion-era.com/drawing_fashion.htm#Fashion%20Silhouette%20Templates
http://www.monkeysee.com/play/5154-fashion-drawing-for-beginners
http://www.fashiontechniques.com/fashion-book.htm (No inferior da página, tem figuras sobre como desenhar)
Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=aqpksbSkoQs

Costura:
Tipos de tecido: http://www.s-shop.com.br/tipotec.asp
http://www.freeneedle.com/ 
http://sewingtutorials.blogspot.com/ 
http://www.needlepointers.com/ShowArticles.aspx?NavID=734 
http://www.sewmamasew.com/tutorials.php
http://sewmamasew.com/blog2/?cat=19
http://elementalstitches.typepad.com/my_weblog/sewingtutorials.html
http://www.startsewing.co.uk/
http://www.lovetosew.com/sewingclothes.htm
http://www.singer.com.br/
Medidas: http://fazedoradeartes.blogspot.com/2008/02/aprendendo-costurar-como-tirar-medidas.html
Youtube: http://www.youtube.com/user/ThreadBanger
                http://www.youtube.com/watch?v=4jlXqkwaqTM

Então é isso por hoje. Um big post sobre a iniciativa de costurar suas próprias roupas. 
Até mais!

4 comentários:

Ana Paula disse...

morro de vontade de aprender a costurar.

Olá, estou dando uma passadinha para desejar um ótimo fim de semana e avisar que hoje eu postei um vídeo super importante no blog, então se você puder vê-lo e divulgá-lo, ficarei muito contente!

Obrigada pela atenção!
/cupcakerock.blogspot.com

Lindalva disse...

Adorei...muito bonito!

Lore'$ disse...

Muito obrigada por este post! Eu estava procurando blogs com este assunto, porque quero fazer minhas próprias roupas, estou querendo fazer um curso de custura e em breve comprar minha máquina! Gostaria de saber mais coisas...
Beijinhos

Lorena Almeida ;)

Postar um comentário

BEM-VINDO




Olá, eu sou a Fayci Tage e tenho 19 anos. Estou cursando Faculdade de Moda e amo desenhar. Aqui no blog eu vou compartilhar com você os meus desenhos, ideias, dar dicas de ilustração, moda, cabelo, maquiagem & unhas. Fique à vontade, a casa é sua!

Seguidores

CATEGORIAS



Google+ Followers