17 de jan de 2015

Por que desenhar rosto no croqui?


Geralmente quando fazemos um desenho de moda só pensamos na roupa. Obviamente o que o seu croqui estará usando é o mais importante, afinal a moda se faz de tecidos, costuras e bordados. Para um sketch rápido, isso até funciona, mas se você quer fazer uma ilustração para uma apresentação, portfolio ou porque simplesmente você gosta de desenhar, eu tenho uma dica de ouro para você: dê personalidade ao seu croqui!


Esra Roise ^

Você pode trazer o seu desenho a vida dando a ele traços únicos que remetem ao conceito ou à sua proposta. Há várias maneiras de fazer isso. Uma deles é dar uma atenção especial ao rosto (sim, o tão temível rosto) - maquiagem, cabelo e expressões faciais dizem muito sobre o desenho. Um croqui sem rosto é um croqui anônimo, apenas um manequim ou um cabide para mostrar a roupa. E novamente digo que se a sua intenção for fazer sketches, não há nada de errado nisto. Esta é apenas a minha opinião (fique livre para discordar). Se você não consegue fazer rosto, treine porque você só irá conseguir se tentar, tentar e tentar. Se você nunca fizer, é lógico que nunca vai aprender.

^ O rosto humano pode fazer diversas expressões com seus músculos da face, representando cada sentimento. ^

Por exemplo, se você está fazendo um croqui com uma temática romântica, pesquise penteados e maquiagens que deem essa conotação: um cabelo ondulado, uma maquiagem leve e um sorriso já vão dar certa cumplicidade ao desenho. Já se você quiser fazer uma ilustração mais "fashionista", um penteado dos últimos desfiles, maquiagem marcada e uma expressão séria fará com que seu croqui se incline mais para este lado. A regra aqui é bom-senso... Use este recurso, para experimentar, errar, tentar de novo e comparar resultados.

^ Ilustração de Olga Dvoryanskaya: O cabelo ondulado estilo vintage, o batom escuro e a expressão facial da modelo podem nos dar a ideia do público alvo e ocasião para qual este vestido foi criado. ^

^ Ilustração de UlyaYes: A expressão facial que a ilustradora escolheu fazer (duck face) deu a personalidade necessária que o croqui precisava. ^

Se você não desenho rosto nos seus croquis, eu te desafio a começar a treinar... Quando você pega o jeito vai amar fazer: personalizar a maquiagem e fazer caras e bocas são partes super divertidas que acontecem durante o processo. No meu canal no Youtube eu tenho vários tutoriais que ensinam a fazer o rosto, se você ainda não viu, clique aqui e veja!

Espero que tenham gostado do post. Digam nos comentários a opinião de vocês, se concordam ou discordam, se gostam ou não de desenhar rosto... Vou gostar de ler!

7 comentários:

Oi Fayci... Aqui eu d novo! Hehe... Bom, claro q eu CONCORDO com isso! Amo desenhar rostos e personalizar. Na maioria dos meus croquis, eu so desenhos rostos mais serios e discretos, ai percebi q meu traço so insistia em desenhar sempre daquele jeito. Mas agora q li sua DICA DE OURO, eu ñ posso mais me preocuoar com isso. Irei pesquisar, observar cada feiçao d rosto q pode por no croqui! Tanck' for help me! Tanck you very much! Valeu mesmo. Tchaaau!!! :)

Sinto q ja deu uma "evoluidazinha" em mim.... Hehe!

Concordo muito com você. Um croqui sem rosto é um croqui anônimo. Penso que mesmo que no começo os rostos não sejam perfeitos, eles já têm personalidade...aí é treinar pra ficar cada vez melhor :)
Beijos! <3


www.nascinaepocaerrada.com.br

Muito estimulante o poste Fayci. Já faz um tempo que já comecei a fazer meus croquis com um rosto e aprendi com você. :)

Elayne Melo disse...

Concordo Fayci! Algumas vezes que fiz croquis sem rostos ficou aquela impressão de que faltava algo. Amo desenhar rostos e criar maquiagem para os meus croquis <3

Gostei muito do post, super bom, porque é super dificil fazer rostos raincottoncandy.blogspot.com

Super concordo, rosto dá vida ao croqui. Sempre desenho!

Postar um comentário

BEM-VINDO




Olá, eu sou a Fayci Tage e tenho 19 anos. Estou cursando Faculdade de Moda e amo desenhar. Aqui no blog eu vou compartilhar com você os meus desenhos, ideias, dar dicas de ilustração, moda, cabelo, maquiagem & unhas. Fique à vontade, a casa é sua!

Seguidores

Meu Instagram

CATEGORIAS



Google+ Followers