24 de jul. de 2014
Buscando inspiração: visitando um museu (projeto I)
O livro Fashion Designing Drawing Course traz muitas dicas para se inspirar e criar moda. Achei muito interessante e resolvi trazer essas dicas pra quem está precisando de um pouco de inspiração. Será uma série de posts sobre onde e como se inspirar, e pra quem quiser entrar nesse projeto: SEJA BEM VINDO! O objetivo é fazer uma coisa rápida com uma atividade prática, somente para o seu conhecimento (e que você poderá usar mais tarde).
O primeiro projeto é visitar um museu. Com certeza na sua cidade existe pelo menos um, né? Há também milhares na internet, do mundo inteiro. Mas nada como ver pessoalmente, olhar em diversos pontos de vista e escutar as informações do guia. É por isso que eu recomendo uma visitinha em pessoa pra lá! Tenho certeza que valerá a pena e será um tempo muito bem gasto.
O projeto I (visitando um museu)
Visitar um museu e procurar algo (ou uma área) que te inspire. Anotar detalhes e fazer rascunhos de diversos pontos interessantes. Depois selecionar um tema que inspire uma pequena coleção que reflita sobre o que você observou. Completar os desenhos depois em casa.
O objetivo
- Selecionar uma fonte que te inspire;
- Se informar, questionar, formar uma opinião a respeito, antes de tomar nota;
- Aprender a observar detalhadamente com cuidado;
- Adaptar coisas do passado para criar um novo trabalho exclusivamente seu.
O processo
1. Escolha o museu
Escolher qual museu ou qual exposição você irá visitar é o primeiro passo. Se você não é muito ligada nos museus de sua cidade, há uma solução rápida e eficaz pra você: procure na internet. É só digitar "museus em (nome da sua cidade)" ou "exposições em (nome da sua cidade)". Assim que souber o que está acontecendo ao seu redor, escolha o que mais te interessa ou que te inspire. Já se a sua cidade tem apenas um museu, tenho certeza que existem muitas coisas interessantes por lá pra você tomar conhecimento.
2. Olhe tudo
Assim que você escolher o museu, agora só falta ir não é mesmo? Chegando lá, ao invés de ir vendo tudo com os mínimos detalhes e se enjoar de ver tudo aquilo depois de meia hora, ande o museu inteiro só dando uma olhada por cima e perceba aquilo que mais chama a sua atenção. Essa etapa pode demorar bastante, por isso tente não se cansar muito. Reserve sua energia para a criatividade!
3. Escolha um tema
Depois de olhar tudo o que está exposto no museu, pense naquilo que mais te interessou. Vá até lá e comece a observar tudo cuidadosamente, as linhas, detalhes, curvas, ... Se for possível, interaja com o objeto. Procure exercitar os 5 sentidos caso o museu permita: veja, ouça, cheire, toque, sinta o sabor (esse último é meio difícil né? Mas se for coerente, FAÇA!).
4. Brinque com as formas
Mãos à obra! Pegue o seu sketchbook e use a sua imaginação dentro do tema proposto. Brinque com o tamanho, estique dobre, achate, ... Não se limite e não se preocupe com roupas por enquanto. Você está apenas exercitando a criatividade neste momento, o desenho das roupas virá depois. Além de fazer rabiscos, faça anotações também que poderão te ajudar posteriormente. Se o museu permitir tirar fotos, aproveite para capturar aquilo que chamar a sua atenção.
Mãos à obra! Pegue o seu sketchbook e use a sua imaginação dentro do tema proposto. Brinque com o tamanho, estique dobre, achate, ... Não se limite e não se preocupe com roupas por enquanto. Você está apenas exercitando a criatividade neste momento, o desenho das roupas virá depois. Além de fazer rabiscos, faça anotações também que poderão te ajudar posteriormente. Se o museu permitir tirar fotos, aproveite para capturar aquilo que chamar a sua atenção.
5. Trabalhe em casa
Depois que você recolheu todas as informações e inspirações que você precisa, volte pra sua casa ou para o seu estúdio e dê uma olhada em tudo que você colocou no seu sketchbook. Depois comece a trabalhar na sua paleta de cores. Quais são as cores que mais chamaram a sua atenção e mais estiveram presentes no tema escolhido? Escolha de três a cinco cores. Depois explore as possibilidades das formas no croqui. Exagere ou minimalize linhas, blocos, texturas, materiais, etc... Depois disso, finalize os seus desenhos aplicando as cores conforme a paleta.
E assim termina este primeiro projetinho, que mostra como buscar inspiração em museus e exposições. O que acharam? Gostariam de aprender mais sobre esses projetos de moda e sobre buscar inspiração? Me respondam nos comentários.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Seguidores
Meu Instagram
Arquivo
-
▼
2014
(102)
-
▼
julho
(15)
- Como Ilustrar Pele Negra (marcador & lápis de cor)
- 05 filmes que vão te ensinar sobre história da moda
- Croqui dos Leitores IV: Respeitável Público
- Buscando inspiração: visitando um museu (projeto I)
- 10 dicas para ser desenhar melhor
- Músicas para ouvir enquanto se desenha
- Prints de Revistas Japonesas
- Meu fichário de referências + como montar o seu
- Frio! Dicas de 07 itens para ter estilo no inverno
- Ilustradora: Kelly Smith
- Como representar um tecido transparente
- Envie o seu Croqui IV: Respeitável Público
- Look do dia - Red Velvet
- As minhas lojas preferidas no tanlup
- Croqui dos Leitores III - Rainha do Gelo
-
▼
julho
(15)
3 comentários:
Achei a sua ideia inovadora e muito inspiradora... obrigada fayci
cade o resultado do concurso???
roupa de gala inspirada no circo???
Incrivel, eu amo ir a museus e procurar inpiraçoes para meus desenhos,gostaria muito que você continuasse com esse projeto.E muito obrigado por disponibilizar todo esse conteudo em seu blog,ajuda muito.