28 de set de 2014

Croqui dos Leitores VI: Mitologia Grega


Oi pessoal! Finalmente chegou o dia do resultado. Mais uma vez, agradeço a todos que participaram deste desafio e os croquis só provam como todos vocês tem capacidade para ter uma carreira no mundo da moda. Infelizmente não dá para escolher todos, mas somente 10. Eu fui pontuando cada croqui (3 pontos para o desenho, 4 para o texto de inspiração e 3 para a relação com o tema - tudo somado, dá 10). Desta maneira cheguei num resultado que vocês verão a seguir. Quero melhorar este meu sisteminha da pontuação, mas sinto que a cada nova edição, o desafio vai evoluindo e melhorando, junto com vocês. Desta vez eu quis fazer algo diferente. Vou escrever a minha opinião sobre cada croqui, quem tiver curiosidade pode lê-la. Vamos ver os vencedores?


01. Alexander Du Viwyér
Cidade/UF: Araras/SP
Inspiração: A Medusa, eu fiz algo completamente sexy na parte de cima, que esconde partes dos seios mas não eles inteiros, de couro de cascavel negra. Uma espécie de espartilho que molda a cintura, com duas cobras saindo para fora e protegendo um ovo, sendo a parte do meio dele de ouro. A parte de baixo eu fiz com um pano solto ao estilo das roupas gregas mesmo, com pedaços de escamas de cobra douradas.
Link: Não foi fornecido
Pontuação: 10pt
Minha opinião: O Alexander me enviou 3 croquis maravilhosos (cada um com um personagem), foi super difícil de escolher, fiquei olhando e olhando, durante uns cinco minutos até eu chegar nesta conclusão. O desenho está perfeito e eu amei o detalhe do croqui estar decapitado (afinal este foi o destino de Medusa). Eu acho que se ela existisse ia amar usar o seu vestido Alexander! Arrasou ;)

02. Guilherme de Moraes
Cidade/UF: São Paulo/SP
Inspiração: Quando vi que o tema era Mitologia, logo me veio a imagem de Pégaso na cabeça. Me inspirei principalmente no branco, uma cor pura e muito remetente ao "bom" e ao "sagrado" na mitologia, enfim, muito remetente aos deuses. As asas foram minha segunda fonte de inspiração, até porque é a marca registrada do cavalo alado. O lado conceitual, no caso, seria uma capa longa feita de pena, cobrindo as costas e boa parte do vestido. Quis traduzir a leveza e principalmente a beleza e a elegância do ser mitológico. Para finalizar, optei por um fundo um tanto "divino", deixando em destaque a peça em si.
Link: Não foi fornecido
Pontuação: 10pt
Minha opinião: Acho bem legal o trabalho do Guilherme por ele ser totalmente digital. Achei que o Pégaso foi bem traduzido e o vestido ficou com este ar de pureza, inocência e angelical. Amei a textura aplicada na estampa, e os detalhes transparentes também ficaram bons. Este vestido se parece muito com um vestido de noiva também. De repente, dá pra colocar isso no teu conceito.

03. Dryka Bioni
Cidade/UF: Maringá/PR
Inspiração: Medusa era uma linda mortal que jurou servir Atena em celibato pra sempre, mas se apaixonou por Poseidon e irritou a deusa que a transformou no monstro dos cabelos de serpente, quando ela é morta por Perseus e o sangue dela cai no oceano, Poseidon faz nascer o cavalo alado Pégaso (Pegasus), é de um coração partido que Pegaso surge e por isso quis fazer algo que fosse sexy e que valorizasse as formas do corpo e ainda sim que tivesse a pureza com que Pegaso é descrito. Ao invés das asas, ombros cobertos por uma capa, a cintura marcada pela serpente dourada, pelos dois pecados descritos nessa mitologia que é o orgulho excessivo do herói Belerofonte que usou a sela de ouro para domar Pegaso e a luxúria de Poseidon e Medusa que o originaram. Como Pegaso foi peça chave em várias batalhas vencidas e ainda sim era puro de coração, Zeus deu a ele um lugar nas estrelas e também a responsabilidade de anunciar o início da primavera com a chuva, por isso as jóias azuis adornando as plumas da capa como se fossem gotas e a coroa pra mostrar que o céu é o reino de Pegasus.
Link:   IG: @dryka_bioni
            Blog: www.romantickfb.blogspot.com.br
            Tumblr: www.drykabioni.tumblr.com
Pontuação: 10pt
Minha opinião: Este croqui faz pra mim uma alusão à realeza - e por que não ser a rainha dos pégasos? Qualquer coisa é possível dentro do tema. Gostei bastante do detalhe do cinto, achei que você conseguiu associar isso muito bem com o seu conceito (que ficou super explicadinho parabéns). Bom trabalho com a composição geral do croqui também. Ele está bonito, decorado e clean.

04. Robson Souza
Cidade/UF: Araras/SP
Inspiração: Minha peça mostra o poder e elegância de uma cobra, onde o principal elemento é o paetê preto, que representa as escamas da pele da Medusa, juntamente com cobras douradas em volta da cintura.
Link: Não foi fornecido
Pontuação: 9pt
Minha opinião: O desenho do Robson é perfeito né? Nem tem muito o que falar. Amei as cobras do cabelo dela, ficou MUITO-SUPER legal. As cobras na cintura também achei o máximo, um acessório e tanto. Gostei no fato dele ter pensado no material (no caso tecido) para representar o seu conceito. O paetê foi uma ótima escolha e também não-óbvia. Medusa estaria orgulhosa deste desenho.

05. Alessandra Martins Siqueira
Cidade/UF: Diadema/SP
Inspiração: Quando li o tema e vi que havia entre as opções Pégaso já me veio esse modelo na mente. Como era um modelo conceitual pude colocar as asas que é a característica do Pégaso e também aderia ao estilo Victoria's Secret. Fiz a bota de cano alto em forma de pata de cavalo pra dar o ar equino ao look. O diferencial no look foi a lingerie com estampa de galáxia pois na mitologia Pégaso virou uma constelação, então achei interessante colocar isso no look. 
Link: @alessandramsiqueira
Pontuação: 9pt
Minha opinião: Antes mesmo de ter lido o conceito da Alessandra, eu vi o croqui e já me lembrei da Victoria's Secret. Realmente, tem bem a cara da marca mesmo. Quem sabe um dia ela não pode estar lá criando para a grife? Let's wait and see... :)

06. Lanny Dutra
Cidade/UF: Maracanaú/CE
Inspiração: Me inspirei na descrição do personagem (Medusa) que tinha no seu blog e fiquei fascinada com os detalhes. Então usei o ouro em forma de cobra pois deu uma boa característica à personagem. Fiz um desenho mais simples com cores rosa porque acho bonito e delicado. Porém fiz outro mais ousado na cor azul pois acho que deu um ótimo contraste. Também fiz escamas em parte do seu corpo pois a personagem real tem o corpo como de uma cobra e para diferenciar pesquisei na internet as cores de cobras e fiz de várias cores. Fiz presas para enfatizar algo perigoso como a personagem realmente é.
Link: Não foi fornecido
Pontuação: 8pt
Minha opinião: Achei o design da roupa bem diferenciado e inovador. Dá pra ver claramente as referências gregas nele. Só acho que poderia ter sido outra cor ao invés de rosa, porque como você disse, ele dá muita delicadeza ao look, e Medusa certamente não era delicada. Mas se isso tiver relação com o teu público alvo, então acho que dá pra encaixar.

07. Yasmin Kunzler
Cidade/UF: Porto Alegre/RS
Inspiração: Me inspirei no Pégaso. As suas asas estão bem visíveis no croqui, os sapatos são para lembrar a cascos de cavalo, já o body, que passa a imagem de paetês, representa a parte da história mitológica em que o Pégaso é transformando em uma constelação (no caso o brilho faz jus às estrelas). As franjas que são encontradas no sapato e nas mangas do body são para lembrar a crina do cavalo. A cauda transparente foi inserida apenas para deixar a roupa em si mais luxuosa e menos "vazia". As cores usadas, no caso o preto, o dourado, e o branco, também servem para lembrar ao Pégaso que em várias versões poderia ser tanto branco quando preto. Já o dourado foi colocado para dar vida e uma alegria a mais, sem exageros.
Link: Não foi fornecido
Pontuação: 8pt
Minha opinião: Gostei bastante do texto de inspiração da Yasmin, foi bem detalhado e pude entender o porque de cada elemento, material e cor que se encontra na sua criação. O efeito de paetê ficou bem legal também, parabéns.

08. Arthur Dantas
Cidade/UF: Estância/SE
Inspiração: Para a peça inspirada no minotauro eu tentei passar uma ideia de algo mais sexy, através da hot pants inspirada nos pelos e do salto inspirado no casco, além dos chifres que dão uma volta ao redor do corpo formando um tipo de blusa, fiz os traços dos chifres rabiscados para dar uma ideia de algo mais antigo, sem cuidados.
Link: Instagram: @arthurdantasz
Pontuação: 8pt
Minha opinião: Foram pouquíssimos os participantes que escolheram o Minotauro, então eu fico muito feliz de ter um aqui no top 10. Achei este design bem diferenciado e ao mesmo tempo me lembra uma coisa meio futurista, meio espacial, ... Achei que ele conseguiu modernizar o minotauro sem que fique óbvio. Ele não está explodindo o conceito na sua criação. Parabéns Arthur.

09. Aaron Rodrigo
Cidade/UF: Recife/PE
Inspiração: Inspirado nas asas da criatura voadora.
Link: Não foi fornecido
Pontuação: 7pt
Minha opinião: O desenho do Aaron ficou muito legal, acho que ele poderia ter explorado mais o texto de inspiração dele, para eu poder ficar mais por dentro de sua criação. Achei que ele é um vestido bem fantasia/magia me lembra um jardim secreto encantado, sereias e é claro: o próprio Pégaso.

10. Maria Lúcia
Cidade/UF: São Paulo/SP
Inspiração: Me inspirei em Pégaso, no seu movimento, em sua crista. A cor vermelha veio da parte da criação de Pégaso, como ele veio do sangue de Medusa, por isso usei a cor vermelha pra simbolizar o seu nascimento.  
Link: Não foi fornecido
Pontuação: 7pt
Minha opinião: Gostei do fato da Maria Lúcia ter abrangido o Pégaso sob um olhar diferente. Ela focou no seu nascimento e gostei dela ter usado a cor vermelha para representar a sua principal fonte de inspiração.

Então, esses foram os croquis do mês de Setembro. O que acharam deles? Me digam nos comentários se querem que eu continue a dar minha opinião sobre os croquis. Eu fiz isso desta vez porque achei que seria importante vocês saberem o porque e o que eu pensei e avaliei na hora de fazer a seleção.

Gostaria de dar parabéns aos vencedores, vocês tiveram um resultado muito legal e superaram as minhas expectativas mais uma vez :)

O próximo desafio sai na quarta-feira (dia 01 de Outubro) espero que todos vocês participem e se dediquem ao máximo para conseguir ficar no TOP 10.

A gente se vê nas quebradas e até mais meu povo do meu coração

18 comentários:

Nossa eu realmente gostei muito do resultado do Top 10, como chamam por aqui. Para ter ideia eu achei que não seria um dos selecionados, mas quando vi o meu nome lá eu fiquei muito feliz. Esses dias mesmo estava me perguntando se seria capaz e com esse resultado percebi que sim. Fayci, achei muito interessante a sua contribuição, dar sua opinião é muito importante para o ilustrador, porque ele vê o seu empenho, o quanto está agradando e o principal, o quanto esta evoluindo.
Esse blog com toda certeza está na minha barra de favoritos e todos os dias dou uma passada aqui. Muito obrigado pela oportunidade, muito obrigado pelo comentário e principalmente pelos elogios. Não vejo a hora de ir ao próximo desafio.
Parabéns a todos os outros selecionados, gostei muito do seu trabalho.

Anônimo disse...

Fayci, não gostei desta postagem, principalmente o primeiro lugar, sim o vestido esta muito bonito mas a espiração na verdade não é realmente uma inspiração, ele só está explicando o croqui, e pelo seu comentário em um dos primeiros vc viu o estilo da roupa, que na minha e na sua opinião alguns meses atras não importava tanto assim,espero respostas suas Fayci.

yasmin k. disse...

Fayci, amei estar entre os 10 croquis escolhidos e realmente seu comentário é muito importante.
Mas da próxima vez vc poderia dizer o pq da nota, para podermos melhorar cada vez mais.
Muito obrigada pela oportunidade =)

Anônimo disse...

Achei as ilustrações incriveis ,realmente são pessoas muito criativas.

pra mim o top três deveria ser dos croquis 4, 6 e 10 os melhores.

Igor Batista disse...

Fiquei muito triste, muito mesmo do meu croqui nao ter sido escolhido, fiquei ate me questionando se desenhar e mesmo pra mim. Esse blog esta presente no meu dia dia, todos os dias dou uma passadinha pra olhar aqui e nao ser selecionado me deixou abatido, porém os escolhidos estao lindos o primeiro perfeito e o jeito vai ser melhorar pra da proxima ter uma chance! Te adoro Fayci e espero ansiosamente o próximo desafio.

Anônimo disse...

Alguns croquis não tiveram absolutamente nada que faziam parte do tema. ��

Anônimo disse...

nossa achei simplesmente podre o 9 e 7 fora que o 3 achei muito nada ver essa rainha, porque a Fayci mesmo tinha dito q nao poderia usar as três inspirações muito menos usar outra como essa rainha. Más os demais eu gostei, estao de parabáns principalmente o 1!

Anônimo disse...

Fiquei chateada pelo fato de meu desenho não ter sido selecionado (eu pessoalmente gostei bastante do resultado) mas os selecionados ficaram incríveis! Alguns ficaram meio fora da proposta, mas a maioria dos desenhos está realmente divina. Me apaixonei pelo 2, pelo 5 e pelo 10! Espero conseguir no próximo desafio.
:3

Anônimo disse...

Meus favoritos são os croquis 2, 3 e 8. Fayci, adorei o sistema de notas, e sinto falta dos vídeos que você fazia com os croquis escolhidos.
Aguardando o próximo tema.

Anônimo disse...

Amei os croquis 4 e 8, queria ver o teu desenho do tema.

Anônimo disse...

Realmente Fayci, queremos ver o seu desenho sobre o tema!!! e nao é de hj que estamos pedindo kkk pensa nisto bjs

Apaixonada pelo 3º, lindoooo.

Anônimo disse...

Também achei que foram poucos os desenhos do Minotauro. Amei todos os desenhos!! Queremos ver seu desenho sobre o tema e sinto falta dos videos que você fazia dos croquis que os leitores mandavam.

Ei, Fayciiii vc ñ escapa agr! :p Vc tem q mostrar seu desenho com o tema, viu? Quero ver o seu croqui! Ja estou vendo como vai ser lindoo!! Vai please! Eu quero ver seu desenho, o que vc pensou quando desenhava, sua inspiracao e td +... ;) Agurdadndo... Bjs! :* <3

Amei o 1°, 4° e o 10°!!!

Anônimo disse...

fayce nos ensine a desenhar um croqui sentado...

bjinhos obrigada

Olá, Fayci eu não tenho muito material de pintura como pele eu queria que você me falace
você se não tivesse material pintaria com lápis marrom claro ou rosa claro bjs!

Postar um comentário

BEM-VINDO




Olá, eu sou a Fayci Tage e tenho 19 anos. Estou cursando Faculdade de Moda e amo desenhar. Aqui no blog eu vou compartilhar com você os meus desenhos, ideias, dar dicas de ilustração, moda, cabelo, maquiagem & unhas. Fique à vontade, a casa é sua!

Seguidores

Meu Instagram

CATEGORIAS



Google+ Followers