27 de jan. de 2015

Moda + Arte = arte vestível


Você já ouviu o termo wearable art? Ele significa literalmente arte vestível, ou como denominou Bardi: rouparte. Mas o que significam essas expressões? Continue lendo este post para aprender mais.


O conceito de moda e arte junta se desenvolveu a partir da ideia de ter o corpo como suporte (ou tela) para a obra de arte, que geralmente não é feita em grande e escala, mas única. Cada uma com o conceito próprio e designado à ela pelo seu criador. A individualidade então é valorizada, e a tendência, cor, estampa ou tecido da vez são completamente ignorados. A única importância aqui é passar uma ideia, uma mensagem que é carregada e transmitida enquanto a modelo desfila na passarela. Segundo Mônica Moura: "a roupa transforma-se, então, em veículo de expressão de quem a criou e de quem a veste."


Para criar a rouparte, são utilizados de recursos e conceitos da modelagem e da costura como: pontos, máquinas, recortes e tipos de tecidos para a construção desta obra de arte.

Diversas vezes, é usado de recursos da tecnologia para tornar tudo mais intenso. Muitas vezes os criadores fazem um show para que a platéia possa interagir, estimulando alguns dos cinco sentidos. Jum Nakao, na coleção: a costura do invisível fez exatamente isso, quando todas as roupas de papel foram rasgadas no final do show, fazendo com que a plateia se emocionasse, chorasse e corresse até o palco para pegar um pedacinho deste papel. Se você ainda não viu este desfile, aqui está o vídeo:


Se você pesquisar wearable art no Pinterest, vai ver muitas obras de arte vestíveis maravilhosas, escolhi algumas para mostrar para vocês:






O que acharam da rouparte? Digam nos comentários :)

5 comentários:

eucadu disse...

Oi Fayci, queria falar que eu gostei muito mesmo do post, ate vou fazer um vestido que vi no post! Beijos!!!

Anônimo disse...

Então a rouparte/wearable art são basicamente roupas conceituais q vemos em muitos desfiles, não?

Unknown disse...

Qual voce vai desenhar eu vou desenhar o preto com branco

Unknown disse...

Qual voce vai desenhar eu vou desenhar o preto com branco

Unknown disse...

Qual voce vai desenhar eu vou desenhar o preto com branco

Postar um comentário

BEM-VINDO




Olá, eu sou a Fayci Tage e tenho 19 anos. Estou cursando Faculdade de Moda e amo desenhar. Aqui no blog eu vou compartilhar com você os meus desenhos, ideias, dar dicas de ilustração, moda, cabelo, maquiagem & unhas. Fique à vontade, a casa é sua!

Seguidores

Meu Instagram

Sheinside - Your Online Fashion Wardrobe


CATEGORIAS