17 de fev. de 2015

Como criar um blog de moda?


Eu já recebi vários comentários pedindo para eu fazer um tutorial de como começar um blog. Bom, eu acho que já está na hora de fazer um post sobre isso. Aqui, estarão listados os primeiros passos para quem quiser criar um blog de moda. Se vocês gostarem e quiserem que faça mais posts sobre este assunto digam nos comentários. Eu iria gostar muito de dividir minhas experiências com vocês.


Criar um blog é fácil, o difícil é mantê-lo, cumprir com a agenda e administrá-lo. Para quem pensa que é fácil blogar, está muito enganado. Esta é uma tarefa que exige muito tempo, horas na frente de um computador, tirar fotos, pesquisar, organizar e editar o post, mexer no photoshop, etc... E ainda existem aqueles dias que a inspiração é zero, e você ainda tem que fazer um post bom, de qualidade, para não perder o público. Cada blogueiro se organiza de uma maneira diferente. Neste post eu vou mostrar o meu jeito de fazer as coisas. Se tiverem alguma dúvida, a caixa de comentários está aberta para vocês. E então, vamos ao tutorial?

1. Defina o seu foco
Okay, seu blog vai ser sobre moda.. Mas o que especificamente dentro deste universo cheio de ramos diferentes? Escolher uma "especialidade" para o seu blog não significa que você só vai fazer posts sobre este assunto, mas que uma vez ou outra você vai alternar o assunto só pra quebrar a rotina (até porque ninguém aguenta ficar em um só assunto por muito tempo). Mostre versatilidade mas não se esqueça que o seu blog tem um objetivo principal, e você deve se policiar para não perder o foco. Analise aquilo com que você mais se identifica, mais ama, mais faz, mais pesquisa. Seu blog pode ser sobre maquiagem, sapatos, história da moda, desenho, tendências, etc... 

Meu blog por exemplo, tem como "especialidade" o design de moda e a ilustração de moda. Mas vez ou outra eu falo sobre outros assuntos que eu acho que vai interessar vocês. É o assunto do seu blog que vai atrair o público certo. Se você fala sobre tudo e nada ao mesmo tempo, seus leitores vão se sentir perdidos e não vão entender sobre o que o seu blog é. Por isso, faça uma lista com os assuntos que você mais gosta e depois escolha um ou dois.


2. Escolha um nome
O nome é MUITÍSSIMOOOO importante na hora de criar um blog. Um bom nome tem que ser fácil de lembrar, despertar curiosidade, e ser original. Eu não tive ninguém pra me falar isso quando criei o blog e deu no que deu, um nome difícil de memorizar e que ninguém entende. E agora é muito tarde pra mudar. Por isso eu digo: dedique tempo para achar um nome, porque as vezes estamos tão afobados pra começar a blogar que fazemos esta etapa de qualquer jeito.

"Tá, mas como achar um nome bom?", você deve estar se perguntando. Há diversas maneiras de você chegar a uma conclusão. A minha dica é: faça um brainstorm. Pegue uma folha de papel em branco e comece a escrever palavras que te identifiquem, ou que identifiquem o blog (de acordo com a assunto que você escolheu). Vá escrevendo aleatoriamente tudo o que vem na sua cabeça sem censura. Depois escolha uma palavra ou tente combinar duas para formar um nome. Verifique se a gramática está correta também porque não há nada mais triste do que ficar com um nome escrito errado. Outra dica também é colocar o seu nome como nome do blog. Ou então ajuntar seu nome com alguma outra palavra que você já escreveu. Selecione o título campeão e verifique se já não existe um blog chamado assim. Se existir, volte para o seu papel e escolha outro ou adapte o que você já fez. Repita este processo até ter um nome bom e único.


3. Escolha uma plataforma
Feito estes primeiros passos, agora é hora de realmente criar o blog propriamente dito. Escolha em qual plataforma ele será. Existem duas principais: Blogger & WordPress. Qual das duas é melhor? Este será um debate eterno e ninguém nunca vai saber. Mas como sou eu quem está escrevendo este post, vou logo dizer o meu preferido: Blogger. 

Eu encontro várias vantagens tendo um blog nesta plataforma. A primeira é que a conta é vinculada com a do Google, ou seja, fica mais fácil pra se cadastrar em várias redes sociais ao mesmo tempo sem precisar ter que ficar fazendo login toda hora que precisar. Outra vantagem é que é extremamente fácil de usar. Qualquer um consegue, sério. A navegação pelo site é muito simples e clara e dá pra editar posts de todo o tipo. Você pode personalizar o template, organizar categorias, administrar comentários, etc... Além disso é de graça. Em outras palavras, se você não tem muito conhecimento "internético", vá direto para o Blogger, porque o WordPress já é mais complicadinho. Assim que você tomar sua decisão, crie uma conta e o seu blog, coloque o nome que você escolheu e pronto: seu blog já está na rede. Agora você só precisa personalizar ele.


4. Deixe o blog a sua cara
A primeira coisa que o leitor irá notar quando acessar o seu blog será o seu template. Para quem não sabe, template é basicamente como é o seu blog visualmente. O modelo, as cores, formas, tudo que se trata de aparência, se trata do template. Normalmente os modelos que as plataformas oferecem são meio sem graça, mas ainda bem que tem sites que oferecem isso de graça pra gente. Um site que eu usava bastante pra buscar templates antes de fazer meus próprios é o http://btemplates.com/. Eles oferecem os mais variados modelos e você pode escolher um que tenha tudo a ver com você e a sua "especialidade".

Ao escolher um template, tome MUITO cuidado, principalmente com cores. O ideal é fundo branco com letras pretas. Parece simples demais, mas acredite, se você quer que seus posts sejam legíveis, tem que ter um bom contraste entre letra/fundo. Cores muito fortes cansam a vista rapidamente e logo seu leitor vai ir embora porque já não aguenta mais olhar para o seu blog. Outra coisa que você deve prestar atenção é para não ter um template poluído. Blogs cheio dos frufus, brilhinho, musiquinha tocando no fundo, cursor de Hello Kitty, e coelhinhos pulando em volta, pode parecer a coisa mais tentadora a se fazer. Mas por favor, não faça isso. Além da demora pra carregar a sua página, o seu leitor vai ficar distraído com tantas coisas voando por aí. Ter um template simples, legível, elegante, bonito e que combine com você é o caminho certo para ter um blog de sucesso.


5. Divulgue
Antes de qualquer coisa, quando eu digo "divulgue", não quero dizer pra você entrar nas fanpages e comentários no youtube: "gente vejam meu blog" (quem nunca, hehehe). Eu acho isso um desrespeito para a página que não foi criada para estes fins além de você se tornar um cara chato, que dá até a impressão que está desesperado por atenção. Outra coisa para você NÃO fazer é: "troco likes", "me segue que eu sigo de volta", ... Se você fizer isso, pode até ser que tenha vários seguidores, mas não terá nenhum público, porque o único motivo pelo qual essas pessoas estarão ali, não é por causa de você, mas porque você está seguindo essas pessoas de volta. Você com certeza não quer isso. Você quer que as pessoas estejam ali para te acompanharem e verem o que você tem a oferecer. 

Há o jeito certo de fazer divulgação, e acreditem ou não, mas o melhor jeito é estar sempre presente. Fazer posts regularmente, é o que vai segurar seus leitores. Se eles verem que você só posta uma vez por mês, nem vão querer te seguir. Agora se você sempre estiver por aí, as pessoas vão te acompanhar, porque sabem que sempre vai ter novidade. Mantenha contato com outros bloggers também. Amizade na rede é muito importante (e confesso que sou meio falha nisso, mas quero melhorar). Enfim, divulgar o seu trabalho só dizendo "venham me visitar" não adianta, se ao te visitar, a pessoa não encontrar nada de interessante. Concluindo: a melhor divulgação é o seu trabalho.


Bom pessoal, essas são minhas cinco dicas de como começar a blogar. Espero que tenha sido útil e se vocês têm vontade de criar um blog, vão e façam. Não desistam nunca, porque como já disse dá (e muito) trabalho. Mas se vocês têm paixão por isso, vão se sentir muito satisfeitos e de bem com a vida. Eu mesma quando leio os comentários fico muito emocionada e feliz em saber que estou podendo ajudar vocês de alguma forma.

Se vocês gostaram deste tipo de post, e querem mais dicas sobre como ter um blog, como fazer posts legais, e qualquer outro assunto relacionado à isso, peçam que eu farei ;)

12 comentários:

Anônimo disse...

nunca pensei em fazer um blog só para mostraras coisas que eu gosto.

Unknown disse...

Nossa... Suas dicas sao Fabulosas!!! To sem palavras... Hehehehehe! Ameei d ++++++ as dicas d ouro q vc nos diz hehehehe... Realmente eh muito dificil manter um blog... Vou tentar neh? Mesmo sendo tipo: uma grande responsabilidade (vamos dizer assim). Hahaha...Sim!!!!!! Com certeza queremos mais posts assim... Muito otimo... Ameiiiii BASTANTE!!!!!! A cada dia vc EVOLUI, CRECSE, VAI GANHANDO MUIIITO SUCESSO... Enfim! Vamos supor q ja consigo imaginar seu futuro... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Beijos, Abraco e Bye bye... :)

Unknown disse...

Estou destinada a segui-la ;-) pois já sigo o seu canal no YouTube que amei <3 adora as suas dicas sobre desenho de moda "croquis" , e já aprendi muito consigo. Muito obrigada por todo o seu compartilhamento de conhecimento :-)

Anônimo disse...

amoooo seu blog

Oi fayci queria que você fizese outro post de croqui de leitores gostaria de enviar meu desenho.se for fazer me avisa,bjs...sua fã

Unknown disse...

fayci entendi tudo mais não sei se o meu blog tem como seguir ou que as pessoas siguam como fasso iss?

Unknown disse...

Outra duvida para fazer videos igual ao seu tem algum editor que vc meche no video ou posta um video de como vc faz os seus videos tipo que posição a camera as musiquinhas aquele efeito que faz ficar rapidoo entendeu faz um assim por favorrrrr???????!!!!!!!!!

luka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Postar um comentário

BEM-VINDO




Olá, eu sou a Fayci Tage e tenho 19 anos. Estou cursando Faculdade de Moda e amo desenhar. Aqui no blog eu vou compartilhar com você os meus desenhos, ideias, dar dicas de ilustração, moda, cabelo, maquiagem & unhas. Fique à vontade, a casa é sua!

Seguidores

Meu Instagram

Sheinside - Your Online Fashion Wardrobe


CATEGORIAS