21 de jun. de 2014

Sapato de Versalhes (Croqui dos Leitores II)


Oi gente, tudo bom? Hoje é sábado, e como o prometido, aqui está o resultado desta segunda edição do "Envie o seu Croqui'. Desta vez, o tema era o maravilhoso palácio de Versalhes, lar de Maria Antonieta. E o desafio era fazer um sapato e não um croqui de corpo inteiro. Eu me surpreendi com os resultados, achei que vocês evoluíram desde o último desafio. Foi muito difícil escolher apenas quinze, quando eu estava fazendo a seleção, eu fiquei tipo: nossa que lindo esse, esse também é maravilhoso e quando fui ver já tinha passado de quinze =O... Ops, aí tiver que fazer uma segunda seleção, mas tudo bem... Se o seu sapato não foi escolhido, não é porque ele não tava bom, mas é porque tinha muita coisa bonita e foi muito difícil chegar nestes quinze. Mas enfim, vamos ver no que deu. Lembrando que eu não escolhi primeiro, segundo, terceiro, ... lugar. Coloquei todos juntos, então resumindo: a ordem dos fatores não interfere no resultado.

Eu fiz um vídeo com todo o conceito e os seus sapatos juntos. Espero que gostem da minha ideia :3


Agora vamos para os desenhos de forma mais detalhada. Eles estão na mesma ordem do vídeo. A descrição corresponde aos sapatos da esquerda para direita.

Oka, vamos ver os shoes!

(clique na imagem para ampliar)

1. Wellber Ferreira
Cidade/estado: Bom Jardim/RJ
Inspiração: Bordas do teto feitas de dourado e as esculturas de cor negra

2. Maria Lúcia
Cidade/estado: São Paulo/SP
Inspiração: O jardim do palácio, suas cores e formas. As colunas também foram objeto de inspiração para a Maria.

3. Guilherme de Moraes
Cidade/estado: São Paulo/SP
Inspiração: A grandeza e a riqueza que os nobres esbanjavam na Revolução Francesa. Os detalhes do palácio desde os portões até os cômodos. As cores são simples e puras (branco e dourado). Os recortes estampados no sapato foram inspirados no design perfeito dos jardins e da plataforma. Um dos símbolos principais dos portões (o Rei-Sol) também está estampando no sapato.
Link: Não foi fornecido

(clique na imagem para ampliar)

4. Alessandra Meneses
Cidade/estado: Brasília/DF
Inspiração: A ideia da Alessandra foi aprimorar o estilo de sapato usado naquela época para o atual. Nos detalhes ela pensou em fazer os ornamentos em ouro que são encontrados em todo o palácio (como por exemplo: no teto, nas molduras e no chão).
Link: Não foi fornecido

5. Victória Alves
Cidade/estado: Guarulhos/SP
Inspiração: A cor azul foi escolhida pois combina com o dourado e é uma cor muito presente nas obras de arte localizadas no interior do palácio de Versalhes. Os cristais próximos ao salto foram inspirados nos lustres e o salto remete aos pilares que regem a construção. A Victória resolveu colocar uma Flor de Lis na parte traseira porque é o símbolo de soberania, honra e era também usada antigamente em brasões e escudos da realeza francesa.
Link: Não foi fornecido

6. Laís Eloí
Cidade/estado: Caruaru/PE
Inspiração: Para este sapato a Laís pensou na rainha com seus enormes vestidos com babados e recortes bem geométricos. Ela quis manter a delicadeza presente no palácio, mas também o aspecto forte com as lapelas no calcanhar remetendo à enorme lapela que tem em muitos vestidos presentes no museu do palácio. O Design foi pensado para ser usado tanto nos tempos antigos como por mulheres que se sentem rainhas hoje em dia.
Link: @laiseloi28 (Instagram)


(clique para ampliar)

7. Marla Machado
Cidade/estado: Porto Alegre/RS
Inspiração: A Marla se inspirou na galeria de espelhos do palácio e no luxo em si.
Link: Não foi fornecido


8. Jeferson Souza
Cidade/estado: Santos/SP
Inspiração: Os arabescos e colunas do palácio.
Link: Não foi fornecido

9. Mitsuo Inowe
Cidade/estado: Petrópolis/RJ
Inspiração: A sala do trono do palácio de Versalhes. A cor azul foi escolhida por lembrar a realeza e o dourado do ouro que sempre foi ostentado. O desenho estampado no sapato se encontra também no trono do rei e nas suas vestimentas.
Link: Não foi fornecido


(clique para ampliar)

10. V.J.
Cidade/estado: Presidente Dutra/BA
Inspiração: O ponto de partida para a construção do sapato do V.J. foi a arquitetura externa do palácio. As colunas e janelas marcam a estrutura em três camadas. Todas em tom de ocre e terra e o material é o couro. A camada inferior possui colunas acompanhadas de janelas vazadas, cobertas por uma fina organza que deixa transparecer o pé da cliente. A segunda, por sua vez, foge ao contorno do sapato. Ela se estende centímetros pela circunferência do mesmo, dando uma imagem visual semelhante às varandas tidas pela faixada do palácio. Esta extensão é conectada por colunas na parte posterior e anterior. Já nas laterais, as janelas, feitas tal como já mencionado, compõe-a. A terceira e superior subdivide-se em duas. A mais baixa é sulcada por pequenas janelas que seguem o mesmo modelo das demais, marcando a transparência no calçado. Enquanto a de cima é inspirada no telhado. No tornozelo, mostram-se as chaminés e esculturas que possuem a cobertura externa da construção. Quanto ao salto e biqueira, possuem uma cor diferenciada. Para demonstrar o luxo interno e a riqueza, os mesmos vem em tom de dourado, assemelhando-se ao ouro antigo. Nos jardins do palácio, as flores de cor carmin sobressaem em meio as demais e por isso dão tonalidade ao solado do sapato. A fuga de um modelo clássico de sapato é pelo simples fato de uma construção tão clássica permanecer, mesmo após tantas mudanças mundiais, apreciável e até mesmo moderna. Por isso o modelo escolhido foi uma ankleboot, que sustentou com modernidade todo o classicismo do Palácio de Versalhes, sem deixar de ser feminina e visualmente bonita.
Link: Não foi fornecido

11. Suellen Almeida
Cidade/estado: Uberlândia/MG
Inspiração: A inspiração da Suellen foi na Maria Antonieta. Ela pensou em algo bem delicado, bonito e no estilo scarpin.
Link: Não foi fornecido

12. Raymara Aguiar
Cidade/estado: Parauapebas/PA
Inspiração: A bota da Raymara foi inspirada no belo gramado do palácio. Ela ficou tão encantada com os cortes que decidiu usar isso como fonte de inspiração.
Link: Fanpage - https://www.facebook.com/pages/Arte-Croquis/1415791198698737?fref=ts

(clique para ampliar)

13. Arthur Oliveira
Cidade/estado: Estância/SE
Inspiração: Para fazer este sapato, o Arthur uniu outros que ele havia desenhado, cada um contendo um aspecto diferente do palácio. 
Link: Não foi fornecido

14. Rafael Vieira
Cidade/estado: Diadema/SP
Inspiração: O Rafael criou um sapato mais pro estilo litaboots com um tecido leve em tom vermelho remetendo aos tapetes vermelhos e cortinhas do palácio. A estampa e o salto foram inspiradas nas flores do jardim e no gramado
Link: Fanpage - https://www.facebook.com/duranteosdezesseis?fref=ts

15. Gabriel Gonçalves
Cidade/estado: São Paulo/SP
Inspiração: O Gabriel buscou inspirações no jardim, na estrutura e nos materiais de Versalhes. No salto ele quis representar as colunas e os seus detalhes. A estampa floral se relaciona com as lindas flores que há neste lugar.

Esta foi a segunda edição do "Envie o seu croqui". Eu gostei muito que mais gente participou desta vez e quero que todos vocês participem da próxima edição que será divulgada na próxima quinta-feira (26/06/2014). Por isso, fiquem de olhos bem abertos, hehehe.

Até mais povo. Fiquem nas quebradas pra gente se ver. Me digam o que acharam dos sapatos, qual é o preferido de vocês, e me falem o que acharam do vídeo, pra eu ver se vou fazer na próxima edição também.

2 comentários:

Unknown disse...

Sabe, esperar até quinta-feira... Isso é tortura!

Unknown disse...

Amei tudo Fayci ... Sua idea é sensacional, espero que continue com esse projeto "envie seu croqui" eu particularmente estou amando,não só porque estou vendo os meus desenhos...mais por ter a oportunidade de apreciar desenhos maravilhosos,continue nos dando oportunidade de mostrar os nosso desenhos no seu Blog! Beijos e ate breve.

Postar um comentário

BEM-VINDO




Olá, eu sou a Fayci Tage e tenho 19 anos. Estou cursando Faculdade de Moda e amo desenhar. Aqui no blog eu vou compartilhar com você os meus desenhos, ideias, dar dicas de ilustração, moda, cabelo, maquiagem & unhas. Fique à vontade, a casa é sua!

Seguidores

Meu Instagram

Sheinside - Your Online Fashion Wardrobe


CATEGORIAS











Arquivo