1 de set. de 2014

Envie o seu Croqui VI: Mitologia grega


Oi meus queridos. Hoje é dia primeiro, e vocês sabem o que significa isso? Exatamente! Croqui dos Leitores. Hoje o sexto desafio será lançado, e como a maioria do pessoal votou para que voltasse ao jeito antigo (ou seja, eu escolher o croqui ao invés de ser por votação), então o seu desejo é uma ordem, e eu estarei selecionando os croquis vencedores. Mas enfim, depois falaremos sobre isso. Nunca é demais avisar para que você leia o post completo para que desta forma esteja válido no desafio. E fiquem atentos para a data final de envio. Infelizmente tem muita gente que perde o prazo.


Inspiração: Mitologia Grega
Para este desafio, o tema selecionado foram as criaturas da mitologia grega. Eu acho estes mitos muito legais e sempre carregam um ensinamento e/ou uma moral junto com eles. Como existem milhares de criaturas diferentes, eu resolvi escolher apenas três as quais vocês poderão escolher uma para fazer o croqui de vocês. "Mas por que a gente não pode escolher nossa criatura?" vocês me perguntam. Bom, é para que os resultados finais possam manter uma certa unidade e harmonia entre eles.

As três criaturas mitológicas de inspiração
Como já disse, você poderá escolher uma dessas criaturas para fazer seu croqui. As três são bem interessantes. Vamos conhecer?

1. Medusa
Medusa era filha de Cetos e Fórcis (divindades marinhas) e uma das três irmãs górgonas mas ela era a única mortal entre elas. Medusa tinha uma beleza que chamava a atenção de todos, porém depois que a deusa Atena transformou ela e suas irmãs em monstros, Medusa ficou com serpentes no lugar de cabelos, tinha presas de bronze e sua pele era como a de um lagarto. E todos aqueles que olhassem para ela, eram petrificados. Medusa era temida pelos mortais e pelos deuses. Mais tarde o herói Perseu conseguiu matá-la, e entregou a sua cabeça ao rei Polidete. Para saber mais detalhes do mito, clique aqui

2. Minotauro
O rei Minos, antes de ser o rei, pede ao deus Poseidon para que fizesse dele o rei de Creta. Poseidon aceito o pedido desde que ele sacrificasse um touro branco que saísse do mar. Quando Minos viu o touro, ficou tão maravilhado com a sua beleza, que não quis sacrificá-lo. Ele substituiu por um outro touro, achando que Poseidon não iria notar. Quando ele descobriu, ficou muito irado e resolveu castigar Minos fazendo com que a esposa dele se apaixonasse pelo touro. Nasceu então desta união, o Minotauro. Que tinha cabeça de touro e corpo de homem. A criatura despertava muito medo de todos e é por isso que Minos mandou construir um labirinto no subsolo do palácio, e prendeu o Minotauro lá dentro. O rei de Creta mandava todo ano, sete rapazes e sete moças de Atenas para serem devoradas por pela criatura. Com a ajuda de Ariadne, Teseu resolve matar o Minotauro. Ele marca o caminho com um novelo de lã, encontra o monstro e mata ele usando uma espada mágica. Ele também ajuda outras pessoas que ainda estavam vivas a sair do labirinto. Para saber mais detalhes do mito, clique aqui.

3. Pégaso
Pégaso é um cavalo com asas que simboliza a imortalidade. Essa criatura nasceu do sangue de Medusa quando foi decapitada por Perseu. Assim que ele nasceu, feriu a terra com uma patada e fez brotar uma fonte mística que foi chamada de Hipocrene. Perseu pegou Pégaso para resgatar a princesa da Etiópia de um monstro marinho. Perseu petrificou o monstro ao mostrar a cabeça de Medusa que carregava consigo. Como recompensa, ele se casou com a princesa. Pégaso também realizou diversas outras importantes missões e mais tarde ficou a serviço de Zeus. Para saber mais sobre o mito de Pégaso, clique aqui.
O que fazer com esta inspiração?
Como já informado, vocês terão que escolher um destes mitos para ser traduzido na roupa de vocês. Ou será a Medusa, ou o Minotauro, ou o Pégaso. Não vale misturar mais do que um mito. Terá que ser apenas um. Após escolher e pesquisar mais sobre o assunto, a proposta é que vocês criem uma roupa conceitual, ou seja, aquelas de passarela, bem criativas. Os looks comerciais não serão aceitos. Quanto ao tipo de peça de roupa, vou deixar livre pra vocês. A única coisa que eu peço é que esta peça não seja um acessório e nem um sapato. Tem que ser uma peça de roupa qualquer, ou um look completo. Se vocês não sabem muito sobre o que é um look conceitual, aqui tem uma colagem de algumas coleções conceituais para vocês entenderem do que eu estou falando. Em outras palavras, são aquelas roupas que você não encontra para vender em lojas, são exclusivamente para os desfiles.

FAQ - Perguntas frequentes:
1. Posso desenhar só a peça ou tem que ser o croqui inteiro?
Eu prefiro que seja o croqui inteiro, por questões de apresentação. Porém, se você achar que só a peça vai ser o suficiente então mande só a peça mesmo. Porém os croquis com corpo tem mais chances de serem escolhidos.
2. Posso imprimir um croqui e só desenhar por cima?
Não. O croqui é você quem tem que desenhar (à mão ou no computador) por questões de direitos autorais. Sem contar que o objetivo deste desafio não é somente estimular a criatividade de vocês, mas também melhorar a qualidade técnica dos seus desenhos.
3. Meu croqui precisa ter rosto?
Não. Se o seu estilo de croqui é sem rosto, então não precisa desenhar ele. Na minha opinião, acho que croquis com rosto são mais bonitos, individuais e transmitem certa personalidade ao desenho. Mas fica ao seu critério. Se você não desenha rosto porque tem dificuldade, eu gostaria de encorajá-lo a desenhar. Já que você só vai conseguir se treinar. No desenho, não existe mágica
4. Posso enviar mais do que um croqui?
Pode, você pode enviar quantos croquis quiser, porém eu estarei selecionando apenas um deles. Senão não seria justo para com os outros participantes que enviam apenas um. Mas se você está em dúvida entre dois e não sabe qual deles escolher, me envia que eu faço a seleção ;)
5. O que eu devo escrever na parte de inspiração?
Nesta parte, você escreve o que te inspirou (dentro do tema). Fale sobre as cores e as formas. O porquê do seu croqui ser daquele jeito. E como você chegou neste resultado. É uma apresentação descritiva da sua ideia e do seu conceito.
6. Como faço para participar?
As instruções para participar estão logo abaixo no regulamento e no passo-a-passo.
7. Posso mandar meu croqui pelo facebook ou de outra forma?
Não. A única maneira é pelo e-mail. Assim fica mais organizado, e a qualidade da imagem chega melhor. Além de ser a forma mais fácil também.
* Conforme as dúvidas frequentes forem surgindo, irei acrescentando nesta lista.

REGULAMENTO - LEIA TUDO

  • Ao mandar o seu desenho você concorda que o mesmo poderá ser postado aqui no blog;
  • Ao mandar o seu desenho você também concorda de eu colocar ele em um vídeo destinado para este fim; 
  • Só serão selecionados os croquis que tenham relação com o tema proposto;
  • Serão selecionados (por mim) 10 croquis finalistas que serão postados aqui no blog e possivelmente estarão em um vídeo para este fim;
  • Os critérios de avaliação e seleção serão: 
    • Ilustração;
    • Criatividade;
    • Relação com o tema proposto.
  • É proibido para terceiros reproduzir ou divulgar os croquis sem a autorização prévia do ilustrador/criador; 
  • O resultado será postado no dia 28/09/2014 (Domingo); 
  • Os participantes terão até a meia noite do dia 21/09/2014 (Domingo) para enviar os seus croquis. Aqueles que mandarem depois depois deste data não serão validados;
  • O e-mail fornecido neste post deverá ser usado somente para enviar seu croqui de acordo com o tema;
  • Só serão aceitos croquis que forem enviados em formato de imagem;
  • Se divirta ao desenhar :)
COMO PARTICIPAR 

Aposto que agora vocês já devem estar cheios de ideias e loucos para ir desenhar. Porém ler esta seção é fundamental para participar. Aqui estão todos os passos que você deve seguir:

1- Desenhar um look conceitual de acordo com o tema (mitologia grega);
2- Tirar foto ou escanear (caprichem pessoal, porque a aparência é tudo na hora de mandar o seu croqui - se você quer dicas de como fotografar e escanear da melhor forma, veja este vídeo);

3- Mandar um e-mail para: fayciblog@gmail.com, contendo as seguintes coisas:

- Nome: (este item é obrigatório)
- Cidade/Estado: (este item é obrigatório)
- Inspiração: (este item é obrigatório)
- Link (Fanpage, instagram, etc... este item é opcional):
- Anexo com o seu croqui em formato de imagem.

O desafio é grande, mas tenho certeza que vocês vão arrasar, como sempre ;)

13 comentários:

Unknown disse...

Muito feliz com o tema proposto. Mitologia é incrível!

Anônimo disse...

Nossa você vai demorar de mais pra postar o resultado. Eu acho muito chato um desafio por mês, ninguém demora um mês pra fazer um croqui. Nem da vontade de participa. Pelo menos dois...

Anônimo disse...

Amei o desafio!!
já estou cheio de idéias,vc é incrível Fayci, te adoro!!! posta mais videos de processo de ilustração narrado!

Anônimo disse...

Adorei o tema, estou muito inspirado e cheio de ideias. Com certeza vou participar.

Anônimo disse...

Fayci faça um vídeo passo a passo de como fazer um croqui de perfil... ��

Unknown disse...

Oi Fayci, adoro seus videos amo desenho e estou aperfeiçoando com sua ajuda. tenho um blog de moda e vou ingressar no curso proximo ano. e voce ajudou na decisão. Parabens pelo trabalho

Mayara disse...

Primeira vez que vou participar estou super ansiosa pq comecei a desenhar a pouco tempo..;)

Unknown disse...

Fayci, no final de cada desafio, vc podia também colocar o seu desenho com relação ao tema proposto, ficaria legal.

Anônimo disse...

Concordo que você poderia colocar seu desenho sobre o tema ao final do desfio. Queria muito ver em seu desenho, o que você esperava de nós!!! Te amo fayci, nunca pare de postar video :)

CherryPie disse...

Oii Fayci, amo seu canal no Youtube e amei o tema proposto. Só gostaria de perguntar uma coisinha:
Meu pai não conseguiu ainda encontrar os materiais e faço com um material de escola, só que os que eu separei para utilizar em desenhos, e eu gostaria de saber se tudo assim.... pintar com lápis de cor escolar, pois ainda não consegui os materiais... :s
Bjs...*-*

Anônimo disse...

Nossa Feyci ameii a ideia .

Unknown disse...

o crocri pode ser em preto e branco ?pq n tenho lapis de cor apropriado..

Anônimo disse...

esse desafio é tipo:SUPER D+!!!
Sou MEGA-Fâ de mitologia grega!!!

Postar um comentário

BEM-VINDO




Olá, eu sou a Fayci Tage e tenho 19 anos. Estou cursando Faculdade de Moda e amo desenhar. Aqui no blog eu vou compartilhar com você os meus desenhos, ideias, dar dicas de ilustração, moda, cabelo, maquiagem & unhas. Fique à vontade, a casa é sua!

Seguidores

Meu Instagram

Sheinside - Your Online Fashion Wardrobe


CATEGORIAS