28 de dez. de 2014

Croqui dos Leitores IX - Férias, Natal & Ano Novo


Olá pessoal. O ano está acabando e é claro, este último desafio foi também se despedindo de 2014. Desta vez, ao invés de fazer um tema, escolhi três: férias, natal e ano novo. Os participantes poderiam participar de todas estas categorias. Antes de mostrar os vencedores, gostaria de dar dois alertas a todos:
1. Meu Facebook está com problemas, não estou conseguindo acessar ele. Estou tentando resolver com a equipe do Facebook, mas eles não estão cooperando. Provavelmente vou ter que iniciar outra fanpage e outro facebook e começar do zero, mas tudo bem, conto com a colaboração de todos para curtirem minha nova página :)
2. Eu recebi alguns croquis que eram copiados, ou seja, a pessoa pegou o croqui de algum ilustrador e mandou como se fosse de autoria própria. Isso é muito grave e plágio é crime. Por isso fiquem atentos e não façam isso. Algumas pessoas também enviaram seu croqui que não estava no formato de imagem, impossibilitando de entrar no desafio. Todos os formatos de imagem são aceitos: jpeg, png, ...

Agora sim, dando as notícias que eu tinha que dar, vamos ver quem foram o TOP 5 de cada categoria.


MEU DESENHO:


TEMA 1: FÉRIAS


01. Guilherme de Moraes (São Paulo/SP)
Inspiração e Conceito: Férias, com toda a certeza, a mais esperada data para qualquer ser que se intitule humano. Uma das melhores coisas que a vida pode oferecer. Tempo de relaxar, se divertir, tempo de absorver o melhor das coisas. Foi comprovado na medicina que várias doenças do corpo e do sistema nervoso podem ser curadas apenas com a ausência da atividade normal e cotidiana. Enfim,um momento de extrema importância. Recebendo esse tema, logo pensei, porque não Grécia?Inspirando-se num dos lugares mais belos do mundo, quis traduzir as férias em algumas peças. Calor, descanso, viagem, praia, tudo isso foi usado como fonte para a criação dese croqui. Começando pelo penteado, tranças, por ser um dos penteados mais utilizados na Grécia Antiga/ Atual e no Mundo, é de uma combinação perfeita para a ocasião. Para mostrar o descanso, optei por um maiô moderno, com cores leves e suaves. Querendo mostrar a atração pelo momento, resolvi dar uma "ousada" no decote extremamente aberto, o que combinou perfeitamente. Acessórios básicos unificaram-se e trouxeram certa harmonia para o desenho e pra finalizar, um cenário incrível, digno para se ter aquelas férias...
Pontuação:
Conceito - 30pts
Desenho - 20pts
Tema - 20pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 15pts
Total - 100pts
Link: Não foi fornecido

02. Arthur Dantas (Estância/SE)
Inspiração e Conceito: O croqui de férias também é uma peça conceitual, decidi juntar as coisas que mais gosto que são: pizza, fotografias e balões. O look foi feito com a ideia de que era pra ser algo divertido, descontraído, leve. Criei uma espécie de maiô de pizza, com uma abertura triangular na parte do tronco da modelo. No colar, tentei passar a ideia de queijo derretido com temperos, também representando a pizza. Na mão da modelo uma bolsa na forma de uma câmera fotográfica, preta, bem simples. Nas costas da modelo balões coloridos, que reforçam a ideia de diversão e alegria da peça, e nos balões um símbolo dourado criado a partir da união das letras do meu nome A.O.D.
Um sapato simples, de salto, vermelho.
Pontuação:
Conceito - 30pts
Desenho - 20pts
Tema - 16pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 15pts
Total - 96pts
Link: Não foi fornecido

03. DESCLASSIFICADO POR PLÁGIO

04. Graziele dos Santos (Coronel Vivida/PR)
Inspiração e Conceito: Minha inspiração foi o verão e praia, demonstrei através de várias cores a alegria, "férias uhuh". Com peças leves, e estampas com ar fresco, acessórios que completam o look, e é claro que a bolsa não podia faltar para carregar os itens, e o calçado confortável para valorizar o estilo.
Pontuação:
Conceito - 25pts
Desenho - 17pts
Tema - 19pts
Criatividade - 13pts
Qualidade da Imagem - 14pts
Total - 88pts
Link: 
http://cinderelaliada.blogspot.com.br/

05. Josiane Freitas (Fortaleza/CE)
Inspiração e Conceito: Eu me inspirei em um encontro de amigas nas férias, que é o momento de aproveitar pra curtir com os amigos conhecidos ou aproveitar pra conhecer pessoalmente aquele amigo que mora longe, então fiz quatro looks diferentes que representam a diversidade entre pessoas nas férias.
Pontuação:
Conceito - 22pts
Desenho - 20pts
Tema - 20pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 10pts
Total - 87pts
Link: 
Não foi fornecido

TEMA 2: NATAL

01. Arthur Dantas (Estância/SE)
Inspiração e Conceito: Para a criação do croqui me inspirei em algo que via comumente em filmes onde o Natal estava presente, pessoas que presenteavam as outras com suéteres de Natal.
Pensei em um suéter simples, felpudo e bem quentinho, na cor vermelha, que está presente na roupa do papai Noel, e então na estampa da peça optei pelo desenho de uma arvore de Natal que foi costurada ali manualmente, representando a ideia do carinho e apreço que a pessoa tem pela outra através do trabalho que ela teve para fabricá-lo. As meias nas cores vermelha e branca representam as bengalinhas doce de natal e logo na parte de cima das meias um coração formado pela união de duas bengalinhas. Sapatos também felpudos e na cor vermelha, apenas com o salto amarelo, que é a cor da Estrela presente na árvore. Um óculos Grande nas cores branca e vermelha também inspirado nas bengalinhas. E finalmente um presente na mão da modelo, que é algo que tem muito no Natal.
Pontuação:
Conceito - 30pts
Desenho - 20pts
Tema - 20pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 15pts
Total - 100pts
Link: 
Não foi fornecido

02. Guilherme de Moraes (São Paulo/SP)
Inspiração e Conceito: Natal, uma época agradável, onde nos reunimos e/ou nos reencontramos com familiares e amigos. Religiosamente falando, um feriado festivo onde se comemora o nascimento de Jesus Cristo. O vermelho logo veio a minha cabeça, uma das cores mais utilizadas nessa data especial, mas quis mudar, porque não dourado? Verde? Ou dourado e verde? Cores muito presentes nesse dia, também. Pensando nisso, criei esse croqui. A ideia principal foi o verde, uma cor fantástica, pesquisei um pouco seu significado e...  Simbolo da juventude, natureza, esperança e vida eterna... O verde era a cor do terno terno do Papai Noel antigamente, só foi se tornar vermelho no inicio do século 20, quando a Coca-Cola, alterou a cor para combinar com as letras da lata de refrigerante. Fato bastante curioso que me chamou a atenção e me fez querer trazer ele de uma forma diferente. Logo depois o dourado, simbolizando a luz e o brilho. Optei por um vestido curto com mangas longas, quase que totalmente formado por detalhes delicados e agradáveis.
Pontuação:
Conceito - 30pts
Desenho - 20pts
Tema - 19pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 15pts
Total - 99pts
Link: 
Não foi fornecido

03. Robson Souza (Araras/SP)
Inspiração e Conceito: Pra fazer minha peça pro natal me inspirei em um padrão de roupa mais moderno, ao qual saísse do cenário dos tão comuns vestidos longos e vermelhos. O vestido em si é bem conceitual, proporcionando uma aparência mais jovial e alternativa,o vestido possui uma capa ao qual faz parte da peça, os detalhes nos ombros são pele marrom com correntes douradas no busto, o tecido que pensei para peça foi o acetinado vermelho com estampa floral preta.
Pontuação:
Conceito - 28pts
Desenho - 20pts
Tema - 19pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 15pts
Total - 97pts
Link: 
Não foi fornecido

04. Alexander du Viwyér (Araras/SP)
Inspiração e Conceito: Pra essa roupa inspirada no Natal eu quis pensar em algo que pudesse ser considerado sexy mas também completamente elegante e que qualquer pessoa pudesse ter o interesse em usar ainda sendo algo um pouco diferente do q eu espero ver nos demais desenhos. Bom, quanto as cores, eu escolhi colocar por baixo um tecido colado ao corpo cuja cor e tom sao do mesmo tom da pele da pessoa que desenhei pra dar um ar sensual, as demais cores foram inspiradas nas cores tradicionais do natal (o vermelho e branco), o vermelho que esta presente em quase todo o vestido num pano transparente vermelho com bordados tambem vermelhos com pequenos cristais em seus miolos, e as partes da cintura e extremo do decote brancas. A parte da manga é uma espécie de colete que seria uma peça opcional, colocando-a para se proteger do frio (me inspirei nos natais com cenário de neve) cujo a pedra na parte do pescoço seria o botão para fechar essa peça.
Pontuação:
Conceito - 29pts
Desenho - 20pts
Tema - 17pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 14pts
Total - 95pts
Link: 
Não foi fornecido

05. Lucas Salles (Itajubá/MG)
Inspiração e Conceito: Para a criação da roupa de natal logo me veio a cabeça algo vermelho e aconchegante porém eu quis relembrar o verdadeiro significado do natal que é o nascimento de Jesus,me aprofundei mais nesse tema e criei uma roupa inspirada em Maria mãe de Jesus e nas mulheres de Jerusalém, o manto azul representa a virtude, o Branco com as pérolas a paz e os braceletes,brinco e colar significa o presente dos 3 reis magos, já o cinturão faz uma referência ao ventre de Maria com um topázio azul no centro, o natal não é apenas o bom velhinho entregando presentes, mas sim um marco na vida toda para lembrar oque é o natal.
Pontuação:
Conceito - 30pts
Desenho - 18pts
Tema - 19pts
Criatividade - 14pts
Qualidade da Imagem - 12pts
Total - 93pts
Link: 
Não foi fornecido

TEMA 3: ANO NOVO

01. Arthur Dantas (Estância/SE)
Inspiração e Conceito: Para o croqui de Ano Novo optei por uma peça conceitual, na qual a modelo veste uma taça de champagne que está colocada de cabeça para baixo no corpo da modelo. Cobrindo o tronco da modelo temos fogos de artifício bem coloridos que são marca registrada do ano novo. Um óculo grande em dourado e branco (cores que acham que combinam com o tema, além de que o dourado está presente no champagne representado na peça). No óculos, asim como na base da taça temos como pequeno detelhe o ano de 2015 (que já se aproxima). O sapato é simples, um sapato de salco, com bico e na cor branca.
Pontuação:
Conceito - 30pts
Desenho - 20pts
Tema - 20pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 15pts
Total - 100pts
Link: 
Não foi fornecido

02. Guilherme de Moraes (São Paulo/SP)
Inspiração e Conceito: 31 de dezembro/1° de janeiro, uma das datas mais esperadas do ano. A chance de poder recomeçar, de se renovar e de deixar aquele passado para trás. Usando essa ideia,  de que é o dia em que o individuo tem a chance de renascer, fiz um croqui forte e marcante. Pensei primeiramente no branco, cor que simboliza a paz, a pureza e a inocência, além de ser mais do que tradicional combina perfeitamente para a ocasião. Optei por um longo com mangas longas e dei um toque especial abrindo uma fenda lateral em um dos lados da perna. Essa parte tem um significado, por se tratar de um renascimento, uma das primeiras coisas que se deve fazer é caminhar, mostrar que está determinado a seguir um novo caminho, e é exatamente isso que a personagem busca, um novo caminho... Um novo amor, não há lugar melhor para conseguir a não ser Paris. Para quebrar um pouco o branco liso e tradicional, optei por recortes delicados com detalhes em dourado, dando a ideia de que além de renascer e encontrar um novo amor, pretende também começar esse primeiro de Janeiro completamente iluminada e reluzente.
Pontuação:
Conceito - 30pts
Desenho - 20pts
Tema - 20pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 15pts
Total - 100pts
Link: Não foi fornecido

03. Alexander du Viwyér (Araras/SP)
Inspiração e Conceito: Minha inspiração para o look de ano-novo foi talvez meio ousado mas quando pensei em uma roupa conceitual inspirada no ano-novo, a primeira ideia foi uma roupa futurística, daí saiu o design, o mesmo foi completamente inspirado no futuro porém ainda tentando manter algo casual na roupa. As cores escolhidas nessa roupa também foram inspiradas no fatos de serem comuns nessa época, o branco e o verde água. na parte do pescoço e ombro, eu quis fazer algo brilhante para representar também os fogos de artificio que enfeitam a noite de ano-novo, onde há uma espécie de redes de metal (imaginei sendo de prata) ligadas por pedras de esmeralda. Já na parte de baixo da saia são pedaços de espelhos colados ao tecido que foi inpirado na representacao de que eles refletiram o caminha a frente, a futura trajetória da pessoa, visto que o ano-novo é um tempo de mudanças e planos futuros.
Pontuação:
Conceito - 30pts
Desenho - 20pts
Tema - 20pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 13pts
Total - 98pts
Link: Não foi fornecido

04. Victória Alves (Guarulhos/SP)
Inspiração e Conceito: O meu croqui é para o ano novo, procurei ilustrar uma roupa que pudesse ser usada por uma mulher sofisticada e prática, a peça é adequada tanto para um jantar familiar, quanto para um evento mais requintado. É um macacão  elegante, tem um decote ombro a ombro e sua parte de baixo lembra uma calça tipo cenoura, com tecido encorpado, barra curta e dobrada dando um ar de modernidade. Os detalhes dourados foram pensados pelo brilho dos fogos de artifício e o momento tão esperado do brinde da virada do ano. O produto em si é simples, mas acredito que a simplicidade é o caminho para a real elegância.
Pontuação:
Conceito - 30pts
Desenho - 20pts
Tema -19pts
Criatividade - 15pts
Qualidade da Imagem - 14pts
Total - 98pts
Link: instagram @victoria__alves

05. Monyke Almeida (Curitiba/PR)
Inspiração e Conceito: Meu tema escolhido foi o de Ano Novo. Tive como inspiração principal a famosa “Ball Drop”, tradicional na celebração de virada do ano da Times Square em New York, representando-a com seus triângulos coloridos na estampa de um kimono. Porém, como estamos em terras brasileiras, decidi representar nosso Ano Novo num macaquinho na clássica cor branca, simples e leve, com um singelo detalhe de renda na barra.
Pontuação:
Conceito - 28pts
Desenho - 19pts
Tema - 20pts
Criatividade - 14pts
Qualidade da Imagem - 15pts
Total - 96pts
Link: @monyruppel

Obrigada a todos os que participaram, TODOS vocês tem potencial, mesmo que não conseguiram o TOP 5, isso não significa que vocês não tem talento ou precisam desistir, isso apenas mostra que é preciso praticar mais. Assim como eu sempre digo: desenho não é dom, é TÉCNICA. Aperfeiçoem suas técnicas que vocês vão ficar MUITO melhores.

Desejo a todos um ótimo ano novo, e espero que vocês continuem me apoiando em 2015. Um grande beijo e abraço. Amo muito vocês :* :* :*

Digam nos comentários quais foram os seus croquis prediletos.

4 comentários:

Unknown disse...

Croqui Férias nº 3 Plagio* (Do desfile VSFS)

Anônimo disse...

A roupa foi usada no VSFS 2012 por Barbara Fialho ;)

Unknown disse...

Já ia comentar também sobre a incrível "semelhança" entre o croqui número 3 de férias, com o look usado pela modelo Bárbara Fialho na sessão "Calendar Girls" do Victoria's Secret Fashion Show de 2012. Fora isso adorei todos os croquis! Adorei também o teu croqui Fayci!

Monyke disse...

OMG *----* Olha eu ali! Parabéns a todos ��

Postar um comentário

BEM-VINDO




Olá, eu sou a Fayci Tage e tenho 19 anos. Estou cursando Faculdade de Moda e amo desenhar. Aqui no blog eu vou compartilhar com você os meus desenhos, ideias, dar dicas de ilustração, moda, cabelo, maquiagem & unhas. Fique à vontade, a casa é sua!

Seguidores

Meu Instagram

Sheinside - Your Online Fashion Wardrobe


CATEGORIAS