7 de ago. de 2014

Designer de Moda x Estilista (qual a diferença?)


Oi pessoal, tudo bom com vocês? Hoje eu resolvi fazer um post super importante. Eu sei que muita gente não sabe qual a diferença entre um designer de moda e um estilista, ou acha que é a mesma coisa. Eu digo isso porque eu também não sabia antes de entrar na faculdade. Foi quando comecei a vida universitária que aprendi a distinguir os dois. Então para as pessoas que ainda não sabem ao certo se querem ser designers ou estilistas, leia este post para esclarecer as suas dúvidas :)

* Para fazer este post eu consultei o artigo: Designer de moda ou estilista? - Deborah Chagas Cristo


Uma breve história
O conceito de Design na Moda é muito recente. Muitos cursos que eram chamados de Moda ou Estilismo, acrescentaram matérias de habilitação em Design e agora são chamados de curso de Design de Moda. Então quando você faz um curso de Design de Moda, você aprende muitas matérias que são ensinadas também no Design de Produto, Gráfico, Digital, etc... É preciso entender primeiro o conceito de Design para então aplicar a Moda a ele. Portanto, hoje se possuem dois cursos relacionados a moda diferentes: o de Design de Moda e o Estilismo.


O designer de moda está voltado ao campo do design e o estilista está voltado ao campo da arte

Quando dizemos que o designer de moda está voltado ao campo do design, queremos dizer que ele está voltado a fazer um projeto que tem como objeto alcançar as metas do design. A principal delas é resolver um problema. Este "problema" pode ser diversas coisas como por exemplo: criar um produto de vestuário voltado à pessoas com certos tipos de deficiência (inventar uma maneira mais fácil e simples de um deficiente físico vestir uma calça por exemplo), ou então pensar em que tipo de tecido é melhor para fazer roupas para atletas. O designer pensa na questão prática, na função. Uma roupa sem finalidade não tem conceito de design. Mas o designer também se apropria da arte, porque afinal o valor estético também é importante. Ele também está voltado a uma produção em larga escala para um público.

Já quando dizemos que o estilista está voltado ao campo da arte, queremos dizer que ele é um profissional criativo livre das questões que envolvem o mercado. Sua prioridade não é a funcionalidade do produto e sim a sua estética. O estilista cria peças únicas que são reproduzidas somente uma vez para uma única pessoa. O estilista faz arte usando tecidos e formas.


Que curso fazer?

1. Quero trabalhar criando roupas para uma grande empresa de roupas - Design de Moda
2. Quero confeccionar roupas que atendam a uma necessidade especial - Design de Moda
3. Quero criar uma roupa para uma pessoa específica - Estilismo
4. Quero fazer roupas para um desfile conceitual e depois vender em forma comercial - Design de Moda
5. Quero criar roupas que não tenham uma função tecnicamente - Estilismo
6. Quero criar roupas com função artística - Estilismo
7. Quero criar roupas com função prática - Design de Moda

E então pessoal, este post esclareceu a dúvida de vocês? Deixe sua opinião/pergunta nos comentários :)

16 comentários:

Unknown disse...

Ola fayci .. Queria saber sobre voce porque depois de ler esse post, fiquei na duvida porque eu quero desenhar a peça, fazer desfiles e tambem fazer roupas exclusivas para outras pessoas qual curso e mais indicado ?

Anônimo disse...

oi fayce eu gosto muito de moda mais nao sei se quero fazer estilismo ou desingn de moda eu gosto de desfiles e tambem de fazer roupas proprias mas tambem n gostaria de trabalhar em uma loja especifica que curso deveria faver???????

Anônimo disse...

oi fayce eu gosto muito de moda mais nao sei se quero fazer estilismo ou desingn de moda eu gosto de desfiles e tambem de fazer roupas proprias mas tambem n gostaria de trabalhar em uma loja especifica que curso deveria faver???????

Juh disse...

Oi fayce primeiramente amo seu blog, e dps de ler essa post fiquei meio na duvida do que quero fazer se é design de moda ou estilismo, minha meta na vida e criar minha própria coleção, desenhar as minhas peças, fazer desfiles, criar minha marca, montar meu ateliê e desenhar para diversas pessoas sendo roupas exclusivas ou não, POR FAVOR ME AJUDA QUAL É O MELHOR PARA FAZER DESIGN DE MODA OU ESTILISMO?

Anônimo disse...

Então quero trabalhar com consultoria de moda, eis a questão designer de moda ou moda?

Unknown disse...

Eu quero criar minha própria marca de roupa para vender em forma comercial qual das duas opções devo fazer? Estilismo ou Design de moda? Obs: O seguimento da marca vai ser romântico moderno!

Unknown disse...

Amei, me ajudou bastante !

Unknown disse...

Olá, vc só não falou em qual dos dois cursos é melhor quando quer trabalhar com consultoria, sendo contratado tanto por alguém ou dar dicas na internet. Me tire essa duvida.

Babykaty disse...

Olá eu estou cursando moda e não é nem design nem estilismo oq eu faço ? Será q tem haver ?

Babykaty disse...

Olá eu estou cursando moda e não é nem design nem estilismo oq eu faço ? Será q tem haver ?

Obrigada por esclarecer Fayci.. adoro vc! bjos

Anônimo disse...

"Eu quero criar minha própria marca de roupa para vender em forma comercial qual das duas opções devo fazer? Estilismo ou Design de moda?"
Essa também e minha duvida

Unknown disse...

Nossa muito show!
Seu post ajudou-me a finalmente decidir o que eu quero. Muito Obrigado e parabéns pelo Blog, amei! De coração!
Beijos e abraços

@lipmariani

Anônimo disse...

Boa tarde!
Quem trabalha com costura e realiza customizacaoes dessas peças para sem publico especifico, seria um design de moda ou estilista?

Unknown disse...

Eu tambem to meio duvidosa
Eu sempre quis o estilismo
Estou mais envolvida com artes e coisas mais únicas
Mas ao mesmo tempo tmb gostaria de fazer desfiles

Postar um comentário

BEM-VINDO




Olá, eu sou a Fayci Tage e tenho 19 anos. Estou cursando Faculdade de Moda e amo desenhar. Aqui no blog eu vou compartilhar com você os meus desenhos, ideias, dar dicas de ilustração, moda, cabelo, maquiagem & unhas. Fique à vontade, a casa é sua!

Seguidores

Meu Instagram

Sheinside - Your Online Fashion Wardrobe


CATEGORIAS











Arquivo