10 de ago. de 2014

Visual Merchandising: o que é isso?


Vocês já passaram em frente daquela loja que tem uma vitrine super incrível? As vezes ela é tão linda que você tem que parar pra observar mais de perto. Eu sou fissurada por estas vitrines. Parece um cenário mágico onde a roupa ganha personalidade, status e encanto. Pois é, o nome disto é "visual merchandising" e é uma das correntes dentro do Design de Moda. Você sabia que tem gente que é contratado por lojas só para fazer o conceito e realizar uma vitrine? Parece um trabalho fácil, mas não é. São poucos os profissionais dentro desta área no Brasil, e como a demanda é grande, eles ganham muito bem. Se você se interessou por esta área, procure uma especialização, porque você será o responsável por "abrir o apetite" de compras do consumidor. Vamos ver uns exemplos de visual merchandising em vitrines?




É claro que a vitrine é o que vai chamar a atenção do consumidor, porém, o profissional desta área faz muito mais do que isto, ele também cria o conceito (baseado na coleção ou no público alvo da marca) e dá personalidade e identidade usando o design e decoração. Ou seja, ele também irá trabalhar com os produtos dentro do estabelecimento. Por que afinal de contas, de que adianta a loja ter uma vitrine maravilhosa e na hora que você entra, não tem nada que te chame a atenção? Vamos ver alguns exemplos de visual merchandising dentro das lojas.




Muito legal não é? Se você gosta de moda, design e decoração, esta profissão é perfeita para você. Ao olhar estas imagens me dá vontade de sair correndo, entrar numa loja e começar a decorar e organizar ela. É muito amor *-*

Se você se interessou e quer saber mais a fundo sobre o mundo do visual merchandising, aconselho estes livros:

Merchandising no ponto de venda
Regina Blessa
Você pode comprar este livro aqui

Vitrina - veículo de comunicação e venda
Fátima Lourenço e José Oliveira Sam
Você pode comprar este livro aqui

Visual merchandising - vitrines e interiores comerciais
Tony Morgan
Você pode comprar este livro aqui

Há também diversos lugarem que oferecem este curso como a Belas Artes, Senac e o Centro Europeu. A maioria destes cursos você pode fazer sem estar na faculdade. Fica a dica :)

Este foi o post de hoje. O que acharam? Gostariam de ver mais exemplos de vitrines? Falem nos comentários!

1 comentários:

Unknown disse...

Adorei essas dicas, quero fazer design de moda e essa área me interessou muito!

Postar um comentário

BEM-VINDO




Olá, eu sou a Fayci Tage e tenho 19 anos. Estou cursando Faculdade de Moda e amo desenhar. Aqui no blog eu vou compartilhar com você os meus desenhos, ideias, dar dicas de ilustração, moda, cabelo, maquiagem & unhas. Fique à vontade, a casa é sua!

Seguidores

Meu Instagram

Sheinside - Your Online Fashion Wardrobe


CATEGORIAS











Arquivo